A ansiedade possui um amplo campo de manifestações somáticas descritas no DSM 5, que é o manual oficial dos transtornos mentais. Essas manifestações variam da insônia à tontura ou vertigem, passando pela sudorese e perda ou ganho de peso. Do ponto de vista psicológico as manifestações da ansiedade variam de uma fobia simples (medo de um ser vivo ou de uma situação) até à ansiedade generalizada.

    A ansiedade, como toda manifestação humana, pode ser explicada por diversos enfoques ou causas. Numa análise mais profunda explica-se esse quadro como advindo das repressões na educação. Essa situação faz com que muitos de nós sejamos obrigados a colocar “todos os ovos em uma cesta só” pela falta de alternativas de resolução. Somados a essa situação geralmente ocorrem os bloqueios relacionais que geram o isolamento do indivíduo numa situação pouco feliz! Logo, o acúmulo da energia de vida que deve ser distribuída equilibradamente em áreas diversas gerará os quadros ansiosos das mais variadas intensidades.

    A ansiedade também pode advir do medo de ser descoberto em algum sentimento considerado vergonhoso ou perigoso. Essa ansiedade viria então de um medo de punição. Ela também pode se manifestar como um receio inconsciente de enfrentar uma perda ou uma violência sofrida.

      EU SOFRO DE ANSIEDADE, COMO A TERAPIA PODE ME AJUDAR?

      Um dos trabalhos para a resolução da ansiedade é a investigação das carências de vida que o indivíduo está impedido de resolver. E também deve-se investigar as raízes desses impedimentos, para que sejam sanadas e eliminadas. Dentre as carências de vida, as afetivas devem ter a principal atenção no trabalho psicoterápico. Na terapia o paciente se sentirá seguro para manifestar seus medos e dúvidas quanto a si e suas atitudes.

     SE VOCÊ SOFRE DE ANSIEDADE PROCURE UM PSICÓLOGO! ESSE PROFISSIONAL É MAIS DO QUE UM AMIGO! ELE É UM PARCEIRO E UM ORIENTADOR NO CAMINHO DO AUTOCONHECIMENTO E DA CURA!

ANSIEDADE